O Botafogo divulgou hoje os dados sobre os dois anos que o Clube virou SAF e podemos ver que sua estrutura está em constante evolução, principalmente o Estádio Nilton Santos e o seu Tapetinho.
É impressionante como parte da imprensa pega no pé do Botafogo após o time vira uma SAF, mesmo com todas as melhorias internas e as novas experiências oferecidas aos torcedores do clube. A implicância da vez é o gramado do Nilton Santos, o famoso Tapetinho Alvinegro, que alguns times e jornalistas querem banir do futebol. Pois parece que esses caras preferem aquele gramado irregular, cheio de buracos e lama, que mais parece um pasto. Eles não entendem, ou fingem não entender, que o Botafogo tem o melhor sistema de gramado sintético do mundo. Quem garante isso é o gerente geral da Total Grass, empresa responsável pela reforma no Estádio Nilton Santos.
Caiu no tapetinho, já era
Essa implicância é totalmente sem fundamento, principalmente hoje em dia, com toda essa tecnologia que existe, por isso é praticamente impossível o Botafogo não ter razão. Até pesquisei para ver o que alguns craques do passado achavam da grama sintética e achei um depoimento do Pelé. Olha só o que o Rei do Futebol falou sobre gramas artificiais: “jogadores ruins costumavam dar a desculpa de que o campo não era bom. Mas agora eles não podem fazer isso. Se eles não têm um bom controle, a culpa é deles.”
Ou seja, Pelé jogou pelo Cosmos, na década de 1970, em gramado artificial e deu esse depoimento um pouco antes da Copa da Alemanha, de 2010. O craque ainda disse que poderia ter ampliado suas 1.363 partidas e 1.282 gols, se tivesse jogado mais em grama artificial. Portanto, se o maior jogador da história do futebol disse isso, pouco importa o que esses críticos acham do Tapetinho Alvinegro.
O Estádio Nilton Santos até já recebeu o certificado “FIFA QUALITY PRO”, que garante a alta qualidade do gramado sintético do Botafogo. Ou seja, o Nilton Santos está apto para receber qualquer torneio de futebol, mesmo que essa minoria ainda não tenha percebido que o novo sempre vem e que estamos no século XXI.