Após ficar 16 anos sem participar de uma Copa do Mundo, a Seleção Paraguaia se classifica e governo do Paraguai decreta feriado.
Não é por um acaso que a FIFA tem mais membros que a ONU, pois só o futebol tem a capacidade de fazer um presidente decretar feriado nacional. Isso aconteceu após o Paraguai empatar com o Equador por 0 a 0, no estádio Defensores Del Chaco, pela 17ª rodada das Eliminatórias. A Seleção Paraguaia garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2026 e hoje é feriado no país.
Continua Depois da Publicidade
Paraguai fica com a sexta posição
O Paraguai atingiu 25 pontos, ficou na 6ª posição, e assegurou a vaga de forma direta. O Equador, já classificado, acabou perdendo a vice-liderança para o Brasil e caiu para o terceiro lugar. A Seleção Paraguaia dominou a partida inteira e não marcou por pouco.
A última participação do Paraguai aconteceu na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nessa Copa os paraguaios foram eliminados pela campeã Espanha nas quartas de final por 1 a 0, gol do atacante David Villa, aos 83 minutos. A Seleção Paraguaia tinha Justo Villar, Carlos Bonet, Antolín Alcaraz, Paulo da Silva, Claudio Morel, Víctor Cáceres, Enrique Vera, Cristian Riveros, Nelson Haedo Valdez, Roque Santa Cruz e Óscar “Tacuara” Cardozo.
O Paraguai retorna a campo nesta terça-feira, pela última rodada das Eliminatórias, e enfrenta a Seleção Peruana, às 20:30 h.