Dizem que o calendário do futebol brasileiro é apertado e prejudicial para os jogadores, mas reduzir o Campeonato Estadual pode ser o início do fim dessa tradicional competição.
A CBF divulgou o calendário do futebol para 2025 e teremos a paralisação do Campeonato Brasileiro, durante o Mundial de Clubes, por isso os estaduais serão bem curtos. A maioria deles inicia em 12 de janeiro e termina no dia 26 de março. Teremos doze rodadas da Série A antes da interrupção para o Mundial de Clubes, que inicia no dia 15 de junho e vai até 13 de julho. Esse novo torneio da Fifa acontecerá nos EUA e quatro clubes brasileiros participam: Flamengo, Fluminense e Palmeiras, além do campeão da Libertadores 2024, que pode ser Botafogo ou Atlético-MG.
Sou contra a redução dos estaduais, pois esses campeonatos já são tradicionais no futebol brasileiro e não acho que o público tenha perdido o interesse pela competição. Aliás, fiz uma pesquisa rápida com algumas pessoas e a maioria gosta dos campeonatos estaduais, principalmente pela rivalidade. Se você é jovem, pergunte para os seus pais e avós quais partidas eles mais gostaram de ganhar. Com certeza será alguma do Campeonato Carioca, ou Paulista, como Botafogo x Flamengo, ou São Paulo x Palmeiras.
Partida histórica entre América e Bangu pelo Carioca
Vários craques e partidas históricas
Vou concentrar no Campeonato Carioca, uma competição que sempre esteve presente na minha vida. Pois falamos sobre os jogos na escola, na rua, na faculdade, na praia e até no cinema, assistindo ao histórico Canal 100. Várias discussões, resenhas para ser menos agressivo, aconteciam nas festinhas de família, almoços de domingo e churrascos do fim de semana. Principalmente quando tinha clássico entre os times do Rio, ou se algum dos grandes perdia para o Madureira, ou Olaria. Esses debates acalorados são a essência do futebol e quem não gosta, certamente torce para algum time do exterior.
Também não posso esquecer alguns gols históricos e lógico que vou iniciar com o do Maurício, que acabou com o jejum do Botafogo. Além disso, tivemos o gol de barriga do Renato Gaúcho, a cavadinha do Loco Abreu na final, o chapéu de Roberto Dinamite no jogador do Botafogo e os vários gols de falta do Zico. Se alguém ainda acha que os estaduais morreram, é porque nunca assistiu uma partida do Campeonato Carioca.
Com apenas 16 datas para a realização dos estaduais, o futebol corre o risco de nunca mais ver um time como o São Cristovão vencendo o Campeonato Carioca, ou uma equipe menor revelando algum jogador como o Ronaldo Fenômeno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Poucos jogos e sem Premiere
Em Brasília até podemos sacanear um amigo que torce para o Palmeiras, depois de uma derrota para o Botafogo, mas no Rio, por exemplo, só encontramos torcedores de times da cidade. Algo que essa redução de data pode prejudicar, se tivermos poucos clássicos no Carioca 2025. Sem falar do pay-per-view que pagamos desde sempre, pois já falaram que o Premiere pode até acabar, se tiver apenas 4 jogos por rodada. Isso por causa da Liga Forte União (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que dividem o futebol em dois blocos de times.
Já não temos a alegria da câmera lenta do Canal 100 nos cinemas e, talvez, nem possamos assistir ao Campeonato Carioca, mesmo com a assinatura do Premiere. Como é difícil a vida do torcedor brasileiro.