Futebol

O VAR precisa de uma IA?

O VAR erra muito nos jogos do Botafogo, mas também comete falhas grotescas na Eurocopa, como esse pênalti não marcado nas quartas de final entre Alemanha e Espanha.

Desde que o VAR começou a ser utilizado, na partida entre o Philadelphia Union e o FC Dallas, o mundo do futebol nunca mais será o mesmo e aquela explosão de alegria, na hora de comemorar um gol ou lance polêmico a favor do nosso time, agora pode durar alguns minutos. Além disso, essa demora nem é a pior coisa, pois o VAR pode errar feio e até ignorar um pênalti claro, como esse que não foi marcado na Eurocopa.

O VAR errou feio, mais uma vez

Bem no início do segundo tempo da prorrogação das quartas de final da Eurocopa 2024, o jogador Musialla chuta em direção ao gol e a bola bate no braço de Cucurella, dentro da área. Em qualquer pelada do mundo isso aí é pênalti claro, menos para o VAR e as suas péssimas avaliações, que sempre recebem alguma desculpa dos conselhos de arbitragem. Mesmo que o VAR demore muito e quase sempre tome uma decisão bem diferente da que deveria ser a correta, ele inventam alguma defesa ridícula.

Não é por um acaso que o técnico da Alemanha, Julian Nagelsmann, disse que está na hora do VAR ser controlado por uma IA, mostrando que John Textor pode estar correto. Até a Premier League pretende abolir o VAR na sua próxima temporada e os clubes ingleses vão decidir se querem a continuidade do árbitro de vídeo. Pois ninguém aguenta mais erros como esse pênalti não marcado para a Alemanha, que ocasionou a sua eliminação da Eurocopa.

Não podemos esquecer que, como qualquer outra tecnologia, o VAR também tem um elemento importante, aquele humano que fica entre a cadeira e a tela. Pois a tecnologia realmente ajuda muito, mas nunca conseguirá superar o talento e a criatividade humana. A IA pode até reconhecer mais rapidamente detalhes milimétricos, como uma linha de impedimento, por isso pode ajudar a arbitragem, se for corretamente utilizada. Mas não podemos esquecer que o principal é o conhecimento da equipe de arbitragem, pois sem essa presença humana qualquer IA pode virar um HAL, do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço.

This is the way!

No Site Mamute Esportes falamos sobre Futebol, NBA, NFL, Skate e vários esportes

Photo of author

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, Botafoguense e praticante de vários esportes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Iphone15b

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banneralexa2 Desk