Futebol

Ted Lasso

Ted Lasso: futebol é vida e precisamos acreditar nisso

A série Ted Lasso mostra algo que eu sempre acreditei e incentivei, pois o esporte tem o poder de mudar a vida de várias pessoas. 

Demorei um tempo para começar a assistir Ted Lasso, do Apple TV+, mas posso dizer que essa série deixar qualquer pessoa bem-humorada, até mesmo aquelas mais ranzinzas. Ted Lasso (Jason Sudeikis) é um treinador de futebol americano, que comandou o Wichita State Shockers na National Collegiate Athletic Association. Ted é uma pessoa alegre e que sente prazer em liderar e estar próximo aos seus atletas e também da sociedade em que vive.

Mostrar um treinador de Futebol Americano treinando uma equipe de Futebol, com certeza é algo inusitado e algo que eu nunca tinha visto na vida real. Na série, Ted Lasso é contratado para treinar um time de futebol da Premier League Inglesa, o AFC Richmond. Ele chega à Inglaterra com seu amigo fiel, o treinador Beard (Brendan Hunt), que vai ajudá-lo nesse desafio. Mas, logo na primeira entrevista, os fãs descobrem que esses forasteiros não entendem quase nada sobre futebol, e o xenofobismo atinge os americanos em cheio.

Lasso é ofendido nas ruas e no estádio, mas leva tudo com bom-humor e muita cordialidade. Apesar de toda essa consternação pública, incitada por uma imprensa hostil, que massacra Ted Lasso. De maneira meio inocente, ele tenta fazer o time ficar unido, apesar de jogadores, como Jamie Tartt (Phil Dunster) e Roy Kent (Brett Goldstein) rejeitarem totalmente o novo treinador. 

Além disso, nos primeiros episódios da série, descobrimos que a dona do time, Rebecca Welton (Hannah Waddingham), só contratou Lasso porque tinha certeza de que ele iria falhar. Ela faz isso para se vingar do ex-marido, que era dono e amava o time Richmond. Mas, Lasso consegue conquistar as pessoas e recebe o apoio do roupeiro Nate (Nick Mohammed), que se torna seu assistente técnico. Ele também conquista o tímido gerente financeiro, Higgins (Jeremy Swift), além de Keeley Jones (Juno Temple). Aos poucos, vemos o treinador conquistando os jogadores do Richmond e também os habitantes da cidade. 

Ted Lasso

Se você gosta de esporte e, principalmente, de futebol, a série Ted Lasso vai conquistar a sua atenção logo nos primeiros episódios. Pois ela aborda temas que estão presentes no esporte, mas também em nosso dia a dia. Como o personagem Dani Rojas fala ao longo da série, “futebol é vida”, e precisamos viver com alegria. Pratico esporte desde a infância e já disputei vários campeonatos de futebol, basquete e vôlei. Além disso, assisto qualquer tipo de esporte na TV, mas tenho um interesse maior pelo Basquete, Futebol Americano e, lógico, o nosso Futebol. 

Enquanto assistia à série, pensava na violência que prejudica e entristece o Futebol, e também na loucura de alguns treinadores, que chutam até copinhos de água, na beira do campo. Algo totalmente diferente do treinador Lasso, que utiliza estratégias únicas e tem uma atitude positiva, para tentar unir o time e trazer os resultados que os jogadores esperam. É por isso que ele cola um cartaz com a palavra believe (acreditar), dentro do vestiário do time. 

Ted Lasso é um personagem que lida com nossas lutas humanas reais, desde lidar com a separação, até enfrentar o negativismo daqueles que querem vê-lo fracassar. Todas essas pressões tentam deixar Lasso pessimista, mas ele treina o time colocando sorrisos no rosto das pessoas. Lasso sempre tenta mostrar a sua positividade, apesar de enfrentar ataques de pânico.

Os roteiristas Jane Becker, Leann Bowen, Brett Goldstein, Brendan Hunt, Joe Kelly, Bill Lawrence, Jamie Lee, Jason Sudeikis, Phoebe Walsh e Bill Wrubel conseguiram criar cenas engraçadas e que giram em torno do clássico enredo, que mostra o peixe fora d’água. Ted Lasso consegue mostrar como as pessoas positivas e bem-humoradas são importantes em nossas vidas. A série lembra a todos nós que nossas vidas têm comédia, drama e tragédia. Com essa perspectiva, Lasso consegue mostrar a importância de um ambiente com empatia, pois isso gera uma cultura positiva ao nosso redor.

Ou, como o treinador Lasso deixa claro para a sua equipe, “Acredite”. Pois vivemos uma época em que precisamos de mais gentileza, bondade e aceitação dos outros. Por isso a série Ted Lasso faz tanto sucesso.

No Site Mamute Esportes falamos sobre Futebol, NBA, NFL, Skate e vários esportes

Photo of author

Hugo Machado

CEO da Host Marketing Digital, Publicitário, Escritor, Botafoguense e praticante de vários esportes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Futebol

Botafogo, Super Mundial de Clubes

Super Mundial de Clubes tem três times cariocas

Futebol

Botafogo, Campeonato Carioca

Campeonato Estadual: o início do fim