Outros Esportes

Skate

Por que o Skate é um dos esportes mais populares do Brasil?

Faz tempo que o Skate é um dos esportes mais populares do Brasil e estima-se que exista cerca de 8,5 milhões de pessoas que praticam essa modalidade.

Certamente o Skate cresceu muito, logo após o fim da pandemia, pois isso impossibilitou a prática de esportes em área abertas. Além disso, o Skate está recebendo uma ampla divulgação, desde as Olimpíadas de Tóquio, que aconteceu em 2021. Lembro que desde a década de 70, todo jovem sonhava em andar de Skate e até eu já desci algumas ladeiras com minha prancha, shape hoje em dia, de fibra de vidro.

A história do Skate inicia na década de 1950, quando alguns surfistas californianos queriam uma maneira de surfar em terra. Portanto, é nessa época que alguns sunitas começam a incluir rodas no fundo de tábuas de madeira. A história diz que várias pessoas, em toda a Califórnia , tiveram essa idéia ao mesmo tempo e, por isso, ninguém sabe quem criou o primeiro skate. Não sei se isso é uma lenda urbana criada para valorizar a criação do Skate, mas isso pouco importa. O importante é que esse esporte passou a ser uma paixão mundial.

Skate no Brasil

Para saber se o Skate faz sucesso por aqui, basta observar os dados sobre venda de calçados ligados à esse esporte. De acordo co pesquisas, o Skate é responsável pela movimentação de mais de 40 bilhões de reais, apenas no Brasil. Isso é uma afirmação do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Além disso, a prática do esporte é vista como algo benéfico para a realidade social e a saúde do praticante.

Como disse, o esporte surgiu nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil na década de 1960. Essa prática deve ter sido difundida por turistas brasileiros que passavam temporadas no exterior. Porém, nessa época o Skate tinha outro nome, pois era chamado de Surfinho. Os Skates eram feitos com partes do patins e tinham rodas de borracha ou ferro acopladas em uma tábua de madeira.

Mas o impacto do Skate no Brasil aconteceu mesmo em 1970, quando surgiram ruas famosas pela concentração de inúmeros skatistas. No Rio de Janeiro, as ladeiras da rua Maria Angélica e do Cedro eram o ponto de encontro dessa prática. Mas São Paulo também acompanhou essa moda e a Pracinha do Skate, que fica em Sumaré, era palco de manobras radicais. Ainda nos anos 1970, algumas empresas começaram a desenvolver peças que fazem parte do skate. Tínhamos a Torlay, Bandeirantes, Vortex, RK e várias outras. Lógico que toda essa popularidade possibilitou a construção de locais construídos especialmente para a prática. E assim surgiu a primeira pista de skate da América Latina, criada em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 1976.

Skate Brasil

Pista de Skate de Nova Iguaçú

Ou seja, não é de hoje que o Skate é praticamente um esporte nacional, pois as ruas do Brasil já escutam o som dessa rodinhas, circulando pelo asfalto, há muito tempo. O Skate sempre foi um esporte de rua e, por isso, chegou a ser marginalizado. No entanto, a inclusão do esporte nas Olimpíadas de Tóquio mostrou que o skate é uma arte e exige muito dos atletas. Aliás, Tóquio trouxe várias vitórias para o Brasil e criou ídolos como Kelvin Hoefler, Pedro Barros e Rayssa Leal. Pois esse trio conquistou medalhas de prata e apareceu em jornais, revistas, Web e TV.

O Skate é um esporte sensacional, pois possibilita que você tenha contato com o ambiente urbano da sua cidade. Portanto, basta colocar o seu capacete, joelheira, cotoveleira e pronto, você já está preparado para deslizar pelas ruas.

Photo of author

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros posts