A transmissão das Olimpíadas de Paris 2024 será em 4K e também vai ter uma apresentação visualmente envolvente e emocionalmente cativante.
Desde os primórdios, eu sempre gostei de assistir aos Jogos Olímpicos e logo depois ia correndo para disputar alguma modalidade esportiva com os amigos e primos. Jogávamos futebol e vôlei, mas também disputávamos medalhas em natação, salto, corrida e tiro ao alvo, só que com estilingue. A disputa pelas medalhas era intensa, pois todo mundo queria ganha uma chapinha de garrafa pintada nas cores ouro, prata e bronze. Nesse tempo a TV não tinha uma cobertura total, como os canais esportivos de hoje e muito menos em 4K, algo que Paris 2024 vai ter.
Paris vai transmitir as Olimpíadas em 4K
Andam dizendo que os Jogos Olímpicos de Paris serão os mais conectados de todos os tempos e, além disso, toda a sua transmissão nativa será em 4K. Quem declarou isso foi Mario Reis, diretor de telecomunicações da Olympic Broadcasting Services (OBS). Como qualquer transmissão moderna, os telespectadores querem estar envolvidos e querem participar, como se estivessem dentro da quadra. Portanto, esses serão os Jogos Olímpicos mais conectados e imersivos da história, com mais de quarenta eventos ocorrendo simultaneamente e com toda a transmissão sendo realizada em 4K. É lógico que Paris não vai ter todo o charme e alegria das olimpíadas do Rio 2016 mas, com certeza, vai ser um evento sensacional, apesar do mundo estar revirado com loucos ditadores.
Já li que nas Olimpíadas de Paris os espectadores vão estar dentro da própria competição, como se estivessem jogando algum videogame. O objetivo de toda essa interação com o conteúdo esportivo, é criar uma experiência imersiva para que pareça que nós estamos competindo e torcendo com os atletas. Este é o próximo passo do esporte na TV e algo que pode conquistar as novas gerações, pois essa nova plataforma permite uma transmissão de conteúdo em 360º. Vai ser bem interessante ver algum atleta brasileiro ganhando uma medalha em 4K e Dolby Atmos.
Só espero que a nova geração veja esses Jogos Olímpicos em 4K, imersivo e interativo, mas depois corra para praticar algum esporte, pois a interação ao vivo é muito mais ampla que um futebol no videogame.