Só quem jogou o precursor de todos os games de futebol pode ser chamado de jogador raiz, pois International Superstar Soccer Deluxe revolucionou o game esportivo.
Conheci os games de futebol da Konami bem antes de International Superstar Soccer Deluxe, já que joguei Konami’s Soccer no MSX, mais precisamente em 1985. Esse game, de 8 bits, tinha uma jogabilidade bem simples e você precisava tocar no botão com delicadeza, para dar uma passe curto e apertar com força para chutar ao gol. Se pressionasse o botão sem a bola, perto de algum adversário, o jogador dava um carrinho. Esse game simples garantia horas de diversão e você carregava o jogo, no MSX, com uma fita K7.
Quando ganhei um Super Nintendo, logo comprei o International Superstar Soccer Deluxe e a evolução desse game da Konami, em relação ao Konami’s Soccer, era algo sensacional. O ISSD não era apenas muito divertido, mas também tinha detalhes bem criativos e que possibilitavam uma experiência total do futebol. Ou seja, quando tinha uma substituição, aparecia uma pequena cena do jogador se aquecendo na lateral do campo, enquanto a equipe técnica tinha as cartas com o número de cada jogador. A entrada no gramado também era algo totalmente novo, pois não conhecia nenhum game que fazia aquilo.
International Superstar Soccer Deluxe foi um game inovador
Outro detalhe bem legal, era que os jogadores realmente se contorciam no chão, quando sofriam alguma falta. Enquanto o jogador que fez a falta discutia com o árbitro e depois segurava a cabeça, quando recebia um cartão. Até uma maca entrava em campo, para tirar o jogador contundido, e isso significava um cartão vermelho. Detalhes que levavam alguns minutos, mas que deixavam o game muito mais divertido.
Os estádios e os fatores climáticos também eram algo fantástico, apesar de serem apenas inspirados em Wembley, ou no Maracanã. Lembrando que os jogos no Maracanã tinham um batuque de samba, que vinha da arquibancada. Além desses barulhos realistas, o game também tinha um locutor hilário, mas que só gritava frases em inglês ao longo da partida. Pois nesse tempo não podíamos escolher em qual língua seria o áudio do game e, por isso, não tinhámos Milton Leite narrando.
Outro detalhe de ISSD que ninguém esquece, é o famoso craque da seleção brasileira, o jogador Allejo. Aliás, a Konami disse que esse jogador era inspirado em Bebeto, que jogou em vários times brasileiros. Alejjo era impossível nos gols de bicicleta, que era a jogada mais mortal de ISSD. O ponta ia na linha de fundo, cruzava a bola e Alejjo mandava uma bicicleta fulminante. Essa jogadinha era repetida ao extremo, pois o goleiro quase sempre defendia, principalmente se tivesse no nível hard. Mas, craque, é craque, por isso Alejjo acabava mandando a bola na gaveta.
Posso garantir que International Superstar Soccer Deluxe era o jogo de futebol mais divertido daquela época. Aliás a Konami sempre produziu games de futebol perfeitos e joguei PES até uns dois anos atrás. Agora, o Videogame é do meu filho e ele só joga FIFA, que eu, como fã da Konami, detesto. Mesmo assim, ainda jogo umas partidas e, lógico, ganho do meu filho, de vez em quando. Afinal, não posso encerrar a carreira abruptamente, pois já ultrapassei madrugadas jogando ISSD com o meu cunhado e com o meu sobrinho, que era pequeno, torcendo pelo Brasil.