O EA Sports 24 só permite Crossplay entre consoles da mesma geração e quem tem um PS4 não pode jogar com um amigo que tem um PS5.
Desde o início do videogame, em plena década de 80, quando as grandes empresas japonesas como Atari, Nintendo e Sega dominavam com seus games de plataforma única e até hoje, com os poderosos consoles PS5 e Xbox Series X, tudo está vinculado à exclusividade. Ou seja, tudo segue as regras dessas corporações poderosas e precisamos aceitar esses impérios que foram criados.
O recente aumento do Crossplay, que une jogadores de diferentes plataformas e permite que eles joguem o mesmo game, estava mudando esta tendência de exclusividade. Além disso, o Crossplay está criando uma nova experiência social, pois amplia a união entre a comunidade global de games. Essa nova regra da Eletronic Arts para jogos on-line traz uma visão totalmente capitalista para o mundo dos games, pois se o seu amigo comprar um PS5 e você ainda jogar no PS4, nunca mais você poderão jogar o EA Sports 24 on-line, apesar da EA tentar convencer que isso não é verdade.
Pois de acordo com o anúncio da EA, o jogo EA FC 24 terá sim essa funcionalidade crossplay. No entanto, é lógico que existem várias limitações para utilização desse recurso. Assim como no FIFA 23, o Crossplay só estará disponível entre usuários da mesma geração de console. Isso significa que os jogadores do Xbox One e do PS4 poderão jogar juntos, mas nunca com os jogadores do Xbox Series X/S e do PS5. Lembrando que os usuários doNintendo Switch não podem jogar o EA Sports 24 no modo on-line, pois não tem Crossplay para esse console.
O capitalismo no mundo dos games
Como sempre, os fabricantes de games inventam desculpas e dizem que os recursos dos novos consoles prejudicariam as partidas on-line, pois quem estivesse jogando no PS5 teria vantagem sobre o jogador com um PS4. Pode até ter um fundo de verdade nisso, mas é algo que cria um novo desafio para os milhares de jogadores espalhados pelo mundo. Quem vai ter dinheiro para comprar todos os novos consoles lançados no mercado?
É lógico que esse bloqueio não é algo totalmente novo, já que a Sony chegou a bloquear o Crossplay no Fortnite, em 2018. Aliás, apesar de ser muito fã da Sony, ela sempre impediu os usuários de utilizarem os seus consoles da maneira que cada um bem entendesse. Não podemos utilizar qualquer Headset, joystick ou câmera nos consoles da Sony e isso sempre foi assim.
O EA Sports FC 24 impede o Crossplay entre diferente gerações de consoles
É lógico que na época do Atari, quando ainda não existia a Internet, nem imaginávamos o que poderia ser uma partida on-line. Até o PS2, também não existia nenhum game online e lembro que salvava o meu time do PES no cartucho de memória, para ir jogar na casa de alguém. Só a partir do PS3, quando a Sony lançou um sistema on-line robusto e também a PlayStation Network e a PlayStation Store, começamos a sentir o gostinho do game on-line. Com essa nova interface os usuários podiam jogar on-line, conversar e acessar músicas e vídeos, algo que revolucionou o mundo dos games.
O modo on-line revolucionou o mundo dos Games
Tivemos acesso à toda essa tecnologia, mas também iniciaram um novo ataque capitalista aos usuários de games. Na época do Atari era só escolher o cartucho de game, plugar no console e iniciar a partida. Com a chegada da lojas on-line aos consoles, tudo ficou bem mais capitalista, pois podíamos comprar expansões de games, pacote de jogadores, skins e vários acessórios que estavam disponíveis. Isso até era algo interessante, já que tínhamos acesso há vários upgrades, mas essa nova maneira de faturar também criou novas regras para os jogadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois junto com esse admirável mundo novo de comércio eletrônico, também iniciaram novas formas de sugar o nosso dinheirinho e você só podia jogar o modo on-line do PES, se tivesse uma conta na PS Store, ou nas outras lojas existentes em consoles. O Crossplay em plataformas de mesma geração cria novas dificuldades para os games on-line, no entanto essa pode mexer muito mais em nossa conta bancária.
Considero isso um retrocesso para as comunidades de games on-line, logo agora que os jogadores adotaram e gostaram dos games multiplataforma. Espero muito que as empresas revejam essas novas regras, pois a grande maioria de jogadores só quer ter novas experiências sociais nesse mundo conectado. Eles só querem convidar outros jogadores para competirem e exibirem o seu time totalmente personalizado e os novos dribles que aprenderam. Pois é para isso que inventaram os consoles com acesso ao mundo on-line e criaram essa imensa aldeia global.