Futebol

Bola da Copa

O mundo é uma bola de futebol

A primeira bola de futebol de boa parte dos brasileiros foi a Dente de Leite, mas na Copa do Mundo ela evoluiu muito, desde 1970.

Ao longo da história percebemos que os humanos sempre gostaram de chutar uma bola, ou algo similar. Ou seja, desde os primórdios, até hoje em dia, a humanidade sempre gostou de futebol. Desde a nossa infância marcamos gols com dezenas de bolas, mas elas evoluiram muito durante esse período. Pois da bola Dente de Leite, até a Brazuca, a tecnologia criou vários modelos e transformou muito a criação de Charles Goodyear, o criador da borracha vulcanizada, em 1836.

Com certeza a bola de futebol sempre foi o centro das atenções e ela até influenciou o resultado da primeira Copa do Mundo, em 1930. Ou seja, Argentina e Uruguai disputaram essa final, mas não conseguiram escolher que bola seria utilizada. Após muito debate, ou numa decisão por par ou ímpar, as seleções decidiram jogar com a bola argentina no primeiro tempo e a do Uruguai no segundo tempo. A Argentina estava à frente no intervalo, quando jogavam com a bola de futebol que eles escolheram. No entanto, o Uruguai voltou para vencer a partida no segundo tempo, por 4-2, quando jogaram com a bola deles. Se o tapetinho do Botafogo existisse nessa época, a escolha da bola pouco importaria, pois qualquer uma deslizaria suave no gramado.

Bolas com Chip

As primeiras bolas de futebol eram costuradas à mão mas, hoje em dia, ela são feitas com couro sintético, com um design inspirado no Buckminster Ball, ou conhecido como Buckyball. Esse design é uma criação do arquiteto americano Richard Buckminster Fuller. Portanto, a forma da bola pode ser criada por uma série de hexágonos, pentágonos e triângulos, que são montados juntos, para criarem uma superfície redonda. Portanto, a bola de futebol moderna é essencialmente uma bola Buckminster, composta por 20 superfícies hexagonais e 12 pentagonais, mas com um chip. Quando é costurada e inflada, elas passam a ser uma esfera quase perfeita, recheada de tecnologia.

Já tem um tempo que as bolas das Copas ganham nomes e acho que isso começou com a Telstar, bola da copa de 1970, no México. Depois disso, toda bola da Copa ganhava um nome e abaixo você pode ver essa lista.

Bola de Futebol

O design da bola de futebol continua a evoluir e a Dente de Leite fica cada dia mais distante das peladas infantis. Pois várias empresas desenvolvem novos materiais todo ano e essa alta tecnologia influencia, cada vez mais, na criação de uma bola de futebol. Ou seja, o objetivo é desenvolver uma bola que seja precisa, à prova de água, rápida e que transfira toda a força do chute para ela. Apesar de toda essa tecnologia, a categoria do jogador continua sendo algo fundamental, pois as bolas modernas não transforma ninguém em craque. Além disso, temos essa porcaria de VAR, pois está cada dia mais complicado ver essa bola moderna rolar em campo.

No Site Mamute Esportes falamos sobre Futebol, NBA, NFL, Skate e vários esportes

Photo of author

Hugo Machado

CEO da Host Marketing Digital, Publicitário, Escritor, Botafoguense e praticante de vários esportes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Futebol

Botafogo, Libertadores

É tempo de Botafogo

Futebol

Futebol, Seleção

SeleFogo brilha novamente no Chile